top of page

Como é comemorado o Natal em outros Países?

  • Katia Pestana Reis
  • 15 de dez. de 2018
  • 4 min de leitura

As noites de natal são muito esperadas aqui no Brasil....

É uma das comemorações religiosas mais importantes do nosso país.

Pois é nesta data que agradecemos as glórias do nosso ano, pedimos fartura, louvamos ao nascimento de Jesus Cristo, e é quando nossas crianças esperam ansiosas pelo melhor presente do ano... o do Papai Noel... o bom velhinho, que sabe quais crianças tiveram bom comportamento e traz o presente solicitado na cartinha, tão lindamente escrita pelos pequenos.

Deixando de lado o mercantilismo que vem junto com as tradições, decidi compartilhar com vocês como são as comemorações em outros locais do mundo...

Algumas peculiaridades são bem interessantes...

Divida com sua família essas curiosidades... e se quiser, traga para sua casa uma novidade que achar interessante:

  • Austrália

Assim como ocorre no Brasil, o Natal da Austrália acontece no verão. Diferentemente de nós, eles adaptaram a tradição ao clima quente. Por isso, na véspera, alguns australianos comemoram com um piquenique organizado no campo ou na praia. O cardápio é variado e inclui pratos tradicionais, como peru, presunto e pudim de ameixa, e de origem aborígene, como canguru defumado, molho de brandy e merengue com nozes locais. Eles também decoram as casas com muitas flores e plantas.

  • China

O costume de se comemorar o Natal ainda é novo na China. Algumas pessoas montam árvores artificiais em suas casas, decorando-as com enfeites feitos de papel, como flores e

lanterninhas. As crianças penduram meias na sala e ficam à espera do Papai Noel. O bom velhinho é chamado pelos pequenos de Dun Che Lao Ren (homem velho do Natal, em chinês). Em Hong Kong, o Natal é conhecido como Ta Chiu, uma cerimônia de renovação e paz. Uma das tradições é queimar uma lista com os nomes dos moradores da região, na esperança de que o papel chegue até o céu.

  • Espanha

Para os espanhóis, nada é mais importante do que o presépio, montado tanto pelos adultos como pelas crianças. À meia-noite da virada do dia 24 para o dia 25 de dezembro, uma vela é acesa do lado do Menino Jesus. As crianças esperam até dia 6 de janeiro para receber os presentes, pois quem os entrega não é o Papai Noel, mas os três reis magos.

  • Estados Unidos

O Natal americano é um dos mais iluminados do mundo. Há lâmpadas por todas as partes: em casas, prédios, lojas e ruas. Os presentes são abertos na manhã do dia 25 de dezembro. A reunião da família ocorre na hora do almoço, quando se serve o tradicional peru de Natal. Uma brincadeira muito popular da época é o Amigo Secreto ladrão...

  • Holanda

O Natal é comemorado pelos holandeses em 6 de dezembro, dia de São Nicolau. Esse é o dia da ceia e da troca de presentes. O Papai Noel holandês é chamado de Sinterklaas. Ele chega montado em um cavalo branco, acompanhado do ajudante Zwarte Pieten, responsável por limpar as chaminés das casas. Sinterklaas carrega ainda um livro onde estão registradas todas as ações – boas e más – feitas pelas crianças durante o ano.

  • Alemanha

Quatro domingos antes do Natal, as famílias mantêm a tradição de fazer a Coroa do Advento, formada por quatro velas. A cada domingo, uma vela é acesa. A árvore é decorada com os "pfefferkuchen", bolachinhas recobertas de glacê colorido.

  • Japão

O Natal não costuma ser comemorado pela população majoritariamente budista e

xintoísta. Mesmo assim, os jovens aproveitam a data para se encontrar em lanchonetes e comer bolo. Há também no país uma escola para Papais Noéis, que ensina a fazer o "ho-ho-ho" perfeito, a andar como autênticos bom velhinhos e a entregar de forma correta os presentes.

  • Paquistão

Dia 25 de dezembro é feriado em memória de Jinnah, o fundador do Paquistão. Os amigos cristãos se visitam e trocam presentes e cartões. Nas cidades de Urdu e Punjabi, o Natal é chamado de "o grande dia". As pessoas se vestem de roupas claras, representando felicidade. Cumprimentam-se dizendo "que o Natal abençoe você".

  • Rússia

O Natal não é reconhecido oficialmente. Mas, de 25 de dezembro a 5 de janeiro, os russos celebram o Festival do Inverno, tão importante quanto o nosso Natal. As pessoas decoram as chamadas "Árvores de Ano Novo". Um personagem parecido com o Papai Noel veste-se com roupa vermelha, usa barbas brancas e botas pretas..

  • Suécia

As famílias suecas iniciam a comemoração do Natal em 13 de dezembro, dia de Santa Lúcia. A filha mais velha da família serve café e pães doces a todos, vestindo um robe branco, um cinto vermelho e uma coroa de velas acesas. Dois pratos bem tradicionais são o pão de gengibre e o peixe desidratado assado na manteiga.

  • Suíça

O país promove todos os anos um mergulho no lago Genebra, em Genebra. Dezenas de pessoas fantasiadas de Papai Noel e rena do nariz vermelho participam do evento. Há também uma competição para premiar o melhor "bom velhinho" do mundo. Os candidatos participam de provas como corrida de trenó e escalada de chaminé.

Por isso, não importa qual seja a nacionalidade das pessoas, mas sim a fé que ela propaga.

Que Jesus esteja dentro de cada pessoa, pois o verdadeiro Natal acontece nos nossos corações, onde a mágica desta época faz reforçar o amor, a generosidade e o perdão.

Feliz Natal a todas as nossas leitoras e suas famílias!!

Fonte: Guia dos curiosos - UOL

Comentários


Posts Recentes
Arquivo

Nosso e-mail: santasmaes1@gmail.com

São Paulo, Brasil.

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Copyright © 2016 - Blog Santas Mães -  Todos os Direitos Reservados

bottom of page