top of page

Cursos extracurriculares X Tempo ocioso

  • Margareth Felicio Garcia
  • 14 de mar. de 2019
  • 2 min de leitura

Quem vive nas grandes metrópoles geralmente possui uma agenda atribulada, cheia de compromissos e raramente tem tempo para o descanso e o lazer.


Por ser um estilo de vida habitual e comum, muitos pais, às vezes na melhor das intenções, acham normal matricular seus filhos em diversos cursos e atividades extracurriculares, para preencher o tempo ocioso que as crianças ficariam em casa.


Os cursos fora do período escolar são importantes, pois a criança exercitará os grupos musculares, desenvolverá habilidades físicas e motoras, terá disciplina, sem dizer na sociabilização com outras crianças.


Mas será que isto é bom para a saúde e desenvolvimento do seu filho?


Primeiro, para um melhor desenvolvimento emocional e saudável a criança precisa gostar, querer, ter alegria e prazer pelas atividades extras. E não fazer porque os pais querem.


Segundo, crianças não são adultos, logo, suas atividades e divisão do tempo devem seguir o ritmo da sua idade e não o das expectativas dos pais.


É preciso que elas tenham tempo para ser apenas crianças, que possam descansar, brincar livremente em casa, eu disse brincar com jogos de tabuleiro, quebra-cabeça, fazer experiências, correr, pular, jogar bola no quintal ou na área de lazer do condomínio, ler um bom livro, assistir um programa legal, algumas horas sem fazer nada mesmo.


Este tempo ocioso, que muitos pais querem preencher, é de suma importância para o desenvolvimento da criatividade, da autoimagem, dos descobrimentos naturais da infância. Isto garante um maior contato consigo mesma, e consequentemente, aumenta a autoconfiança e o autoconhecimento.


Uma criança com tempo livre é capaz de inventar suas próprias brincadeiras, brinquedos e historias, se torna mais motivada, menos ansiosa, tem melhor desempenho em testes e passa a planejar o futuro de forma mais eficaz.


Quando está muito ocupada, com os cursos extras, o tempo fica limitado e então não consegue deixar a imaginação fluir, pois sempre terá alguém conduzindo suas ações.


Algumas horas por dia sem fazer nada, curtindo a família e os amigos não deixarão seu filho sedentário ou entediado.


A pausa é fundamental para as crianças e para nós adultos também, pois só assim teremos qualidade de vida, equilíbrio emocional e saúde física e mental para enfrentar o dia a dia.

Comentários


Posts Recentes
Arquivo

Nosso e-mail: santasmaes1@gmail.com

São Paulo, Brasil.

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Copyright © 2016 - Blog Santas Mães -  Todos os Direitos Reservados

bottom of page