top of page

Amar é....

  • Katia Pestana Reis
  • 11 de jun. de 2019
  • 3 min de leitura

Seguindo as tradições, uma deliciosa comemoração sempre tem chocolates, flores e cartões com lindas declarações de amor!!

Você sabe onde isso tudo começou?

Uma das lendas sobre a origem remete à Roma antiga. O imperador Claudius II proibiu o casamento entre jovens em 270 a.C., isso por que queria diminuir o número de homens casados, pois considerava os mesmos piores soldados que os solteiros, afinal de contas não eram tão destemidos por terem famílias para quem voltar.

Inconformado com essa proibição, o bispo Valentinus desafiou a autoridade do rei e começou a realizar casamentos escondidos. Após descoberto, foi preso e condenado à morte.

Na prisão, Valentinus apaixonou-se por uma moça cega, filha do carcereiro. Com um milagre, ele recuperou a visão de sua amada e deixou-lhe uma carta antes de ser decapitado. No bilhete, lia-se “from your Valentine” (do seu Valentinus).

Foi assim que surgiu a expressão Valentine’s Day, e a tradição de trocarem cartas ou cartões de amor. Essa data é comemorada nos Estados Unidos, e em vários outros países, no dia 14 de fevereiro (Dia de São Valentim).

Mas por aqui ele não é comemorado nesta data.

No Brasil, desde 1948, essa data romântica é celebrada em 12 de junho, pois coincide com a véspera do Dia de Santo Antônio, mas o motivo para isso tem pouco a ver com o significado religioso - foi exclusivamente comercial.

A ideia de estabelecer uma comemoração de "Dia dos Namorados" veio do publicitário João Doria, pai do atual governador de São Paulo. Dono de uma agência de Publicidade da época, foi contratado por uma rede de lojas para melhorar o resultado das vendas em junho, que sempre eram muito fracas.

Inspirado pelo sucesso do Dia das Mães, ele instituiu outra data comemorativa para trocar presentes no ano: o Dia dos Namorados.

Junho foi escolhido porque era justamente o mês de desaquecimento das vendas. A escolha do dia 12 teve a ver com o fato de ser véspera da celebração de Santo Antônio, que já era famoso no Brasil por ser o santo casamenteiro.

Então, assim foi criada a primeira propaganda que instituiria a data no país.

A data começou a "pegar" no Brasil no ano seguinte, quando mais comerciantes das diversas regiões começaram a aderir a ela, tornando-a uma comemoração nacional.

Atualmente, o "Dia dos Namorados" já é a terceira melhor data para o comércio no país - atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.

Mas aproveitando o momento romântico, vamos demonstrar ao nosso par o quanto nosso amor é verdadeiro...

Mesmo casada, comemoro o dia dos namorados, pois acho que a paixão esfria muito com a rotina, mas o amor maduro que aparece com o passar dos anos, deve ter sua brasa constantemente eriçada para que o calor do fogo não apague.

São tantas obrigações em nosso cotidiano, que às vezes esquecemos de fomentar aquele friozinho na barriga, afinal as borboletas no estômago estão bem mais calmas, mas o sentimento está lá... basta um empurrãozinho...

Que tal colocar no bolso ou na carteira dele um bilhetinho dizendo o quanto o ama?

Um telefonema sussurrando besteiras no meio da tarde deixa qualquer mulher ansiosa por um encontro noturno.

Criar um caça ao tesouro romântico com seu parceiro pode te levar às nuvens!!

Bobeiras de casal dão sempre uma leveza na relação... lembre-se de quando namoravam, das longas despedidas no portão, dos beijos calorosos no escurinho do cinema, nas mãos bobas e no sorriso de canto de boca, no olhar malicioso que trocavam nas festas de família.... Isso é sempre legal !!

Não importa quanto tempo dure sua comemoração: até o bebê chorar, ou o filho adolescente chegar da comemoração com a namorada, ou o alarme do remédio do reumatismo tocar ... o que importa é poder estarem juntos e dizer o quanto é bom sentir seu cheiro e o calor de suas mãos junto às suas!!!

Feliz dia dos namorados!! Dos enamorados!!!

Dos eternos apaixonados!!

Comentários


Posts Recentes
Arquivo

Nosso e-mail: santasmaes1@gmail.com

São Paulo, Brasil.

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Copyright © 2016 - Blog Santas Mães -  Todos os Direitos Reservados

bottom of page