top of page

Diga sim à Vida – A atenção é um grande passo para ajudar quem precisa

  • Margareth Felicio Garcia
  • 2 de set. de 2019
  • 3 min de leitura

Setembro se tornou o mês de prevenção e combate ao suicídio, uma campanha para conscientizar e ajudar o mundo todo sobre esta questão de saúde pública e que atinge silenciosamente uma grande parte da população.


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos, com ajuda e atenção de quem está por perto. Por ano, cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida, isso significa que a cada 40 segundos uma pessoa se mata no mundo. O suicídio é a segunda causa de morte principalmente em pessoas entre 15 e 29 anos de idade.


Devemos ficar atentos para essa triste ocorrência, sobretudo com adolescentes próximos, pois muitas vezes os sinais são silenciosos e podem passar despercebidos. Algumas pessoas acham que as mudanças comportamentais são naturais da idade, mas é preciso ficarmos atentos, pois a depressão na adolescência vem crescendo a cada dia, e esse sim pode ser um fator relevante para o consumo excessivo de álcool, drogas e, por fim, o suicídio.


A empresaria Mony Santos, infelizmente, passou por essa traumática experiência. Em 2018 perdeu a filha Laís, de 16 anos, para o suicídio. No mesmo ano perdeu o pai, que durante 20 anos sofreu com depressão e síndrome do pânico.


Destes tristes e lamentáveis acontecimentos Mony tirou forças para ajudar as pessoas e criou o Instituto Sérgio Augusto, nome em homenagem ao pai, uma organização sem fins lucrativos para que crianças, jovens e adultos tenham oportunidade de desenvolver os seus potenciais por meio de tratamentos de qualidade e atividades diversas, em todo Brasil.


“Laís era portadora de depressão e outras síndromes, não tive tempo o bastante para arrancá-la do mundo em que vivia, mundo este repleto de angustias, tristeza, pensamentos suicidas... Hoje me dedico ao Instituto, não meço esforços para mostrar o caminho em que todos encontrarão uma saída e, logo, uma melhor qualidade de vida”, relata Mony Santos.


O Instituto Sérgio Augusto beneficia atualmente 400 pessoas e atua em diversos municípios, em 16 estados brasileiros. Desde a sua fundação vem produzindo conhecimentos e experiências inovadoras capazes de auxiliar famílias, formar voluntários e aplicar soluções terapêuticas e oficinas de arte para promover uma vida de controle e satisfação, que prepara a pessoa para uma vida social de valor. Estimular o diálogo é primordial para que a causa da prevenção e tratamentos estejam na pauta dos mais diversos setores da sociedade, garantindo que mais crianças, jovens e adultos tenham acesso a tratamento gratuito em todo País.


O Instituto é responsável pelo Projeto Laís (nome em homenagem à filha) onde promove a informação, prevenção e combate ao suicídio, através de palestras e eventos, em escolas de todo o Brasil, para jovens de 12 a 18 anos, e também pelo Projeto Dialogando onde são formados grupos de apoio terapêutico em todo o Brasil, acompanhado por psicólogos, psicopedagogos e terapeutas, a fim de auxiliar no controle e prevenção de pessoas com depressão e afins.


“Sonho com um país em que todos tenham a oportunidade de tratamento gratuito para portadores de depressão, bipolaridade, síndrome do pânico, borderline, entre outros... Essa oportunidade estava distante da maioria dos brasileiros e então ousei em sonhar e mudar essa realidade com o Instituto Sérgio Augusto”, relata Mony Santos.


Enfim, quem sofre, sofre calado. Quem está por perto e percebe, sofre também por não saber como lidar com a situação. Sendo assim, aos primeiros sinais de depressão como baixa autoestima, medos, distúrbios do sono, tristeza, culpa, fadiga, desinteresse por atividade de modo geral e problemas de aprendizagem convide a pessoa para uma conversa, ouça mais e fale menos, julgamentos desnecessários jamais, e busque ajuda de profissionais qualificados, como os oferecidos pelo Instituto Sérgio Augusto, sem dúvida isso será um grande passo para ajudar quem precisa.



Instituto Sérgio Augusto

Comentários


Posts Recentes
Arquivo

Nosso e-mail: santasmaes1@gmail.com

São Paulo, Brasil.

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Copyright © 2016 - Blog Santas Mães -  Todos os Direitos Reservados

bottom of page